Semáforos são poucos respeitados por motoristas e motociclistas em Várzea Alegre


É frequente em Várzea Alegre a observação de infrações no trânsito em pontos em que estão instalados os semáforos, a “Infração gravíssima” de acordo com o artigo 208.

Fincados em locais de maior fluxo de veículos da cidade, alguns motoristas e condutores de motocicletas não estão respeitando os sinaleiros proporcionando assim, o índice de acidentes registrados no município.

Se pararmos nesses locais para observar, será percebido em questão de poucos minutos a invasão do 'sinal vermelho' em diversas situações, alguns em até alta velocidade.

A pausa nesses pontos é insignificante o tempo estimado para aguardar o 'sinal verde' abrir, segundo o Departamento Municipal de Trânsito é de 60 segundos, o que equivale a 1 minuto. A pressa é tão grande que invadir a passagem do outro condutor já é costumeiro.

Muitos são as reclamações e muitos também são os acidentes, inclusive já teve aquele que resultou na morte de um mototaxista, foi colhido por um irresponsável. 

Para o agente Morais a implantação de “foto sensor” é a única solução viável para esse problema. “Na minha opinião a única forma do cidadão aqui em Várzea Alegre voltar a respeitar os semáforos seria a implantação de foto sensor, porque infelizmente a gente tenta campanhas educativas, a gente tenta educar, pede para esse cidadão fazer a coisa certa na abordagem e quando é no outro dia ele torna a fazer a mesma coisa. Quer dizer, o cidadão só vai se educar quando tiver aquela punição.” Disse.

E acrescenta, “Infelizmente o cidadão só se educa quando dói no bolso, é da forma mais dura.”

Nos horários de picos no trânsito, especialmente os que compreendem às 07h período em que há junção de retorno de alunos as escolas e trabalhadores a seus pontos e às 17h, a volta as suas residências, são vistos com maior frequência.

Morais deixou claro que o Demutran busca coibir a todo instante essas infrações, mas pelo pequeno número de agentes isso fica um pouco complicado.

Os sinaleiros foram instalados no ano de 2014, há 3 anos atrás, mas parece que todo esse período não foi necessário para muita gente aceita-los e respeita-los da forma como é devida. É como já citado pelo órgão de trânsito, é necessário doer no bolso, para evitar uma dor maior.