Várzea Alegre: Diretora tenta mudar “estigma” da Escola Figueiredo Correia


No dia de ontem, terça-feira, 21, nossa reportagem se dirigiu até as instalações da Escola Municipal Figueiredo Correia para obtermos informações acerca de um projeto da secretaria de Meio Ambiente, “Festa anual das árvores” que está sendo desenvolvido na escola durante essa semana. Aproveitando o ensejo, a diretora atual Flaviana Vieira, solicitou falar um pouco da Figueiredo Correia, mostrar para a população a realidade da instituição e quebrar a visão negativa que alguns têm da referida escola.

Com 52 anos de história, de serviços prestados a comunidade varzealegrense, a sua participação deverá ser observada pela sociedade é um ponto de vista da nova diretora. São sete salas atendendo 390 alunos matriculados, divididos nos turnos manhã, tarde e noite. São 177 alunos no período da manhã, 163 à tarde e 50 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos – EJA à noite. A entidade também abre espaço para o Instituto Dom José, que ministra cursos de Administração; Recursos Humanos e Contabilidade. 

A escola conta com 55 profissionais, desses 35 são professores. “A nossa escola ela é formada por professores altamente qualificados, nós temos mestres, temos especialistas, graduados, então nesse momento seu filho pode sim, vir se matricular na escola Figueiredo Correia e ter uma assistência de qualidade.” Disse.

Durante a entrevista Flaviana ressaltou que a imagem negativa que alguns têm da escola, tenta reformular. “Nós estamos tentando tirar o estigma de que a Figueiredo Correia é a escola que só vai quando não tem vaga em nenhuma outra. Isso não é verdade! O Figueiredo tem mostrado trabalho”.

A diretora ainda apresentou as conquistas da Escola. “Nós temos destaque em Olimpíadas de Matemática, nós temos destaque em alunos que saíram daqui e entraram na Escola Profissional com notas significativas e hoje estão fazendo fisioterapia, estão fazendo direito, então, nós estamos querendo mostrar o lado do Figueiredo Correia que pouca gente conhece”. Disse.

Nesse ano de 2017, vários projetos educativos serão desenvolvidos na escola, um deles será o PROERD, uma iniciativa do governo municipal em parceria com a Polícia Militar, com dois sargentos na escola trabalhando o combate ao uso de drogas e o combate a violência dentro das escolas. Há trabalhos com ACOMVA, com o combate a gravidez na adolescência, assuntos sobre gênero e sexualidade. Serão ministradas aulas aos sábados com as disciplinas de Português e Matemática.

“Comunidade varzealegrense eu quero que você tenha um novo olhar sobre o Figueiredo e pouco a pouco, o Figueiredo vai mostrar a sociedade que nós viemos para mostrar a diferença, que nós viemos para transformar o meio que estamos inseridos”. Encerrou.