Várzea Alegre: Instituto Agropolos do Ceará, Unidade Cariri, realiza reunião com criadores de bovinos e caprinos 



  Foi realizada nessa manhã de quarta-feira(16) por volta das 09:00h no sindicato dos trabalhadores Rurais de Várzea Alegre através do Instituto Agropolos do Ceará, Unidade Cariri, uma reunião para tratar sobre o projeto de Assistência técnica e Extensão  rural para promoção da agricultura familiar sustentável na cadeia produtiva do leite. O evento voltado para os criadores de bovinos e caprinos tem o apoio da Associação de Desenvolvimento Social e Sustentável (ASIDESS) em nome do seu presidente Jota Marcílio, a mesma foi ministrada pelo coordenador Regional do Agropolo Romão França, Samuel Peixoto Bacurau (Coordenador do projeto – Ater Pecuária) e Nádia Aleixo(Técnica do Projeto).
   Em conversa com o Coordenador Regional o mesmo destacou que a reunião é uma missão do governo Estadual e Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) , com o intuito de buscar construir por meio do diálogo com capacitação, trazendo as tecnologias de forma sustentável de toda a cadeia leiteira na região do Cariri. De acordo com ele mais da metade dos municípios do Ceará foram contemplados com esse projeto. O coordenador destaca a parceria mantida no momento com a ASSIDESS a qual está trabalhando também a realização do primeiro encontro no Cariri a nível de Brasil. 
   Para o Samuel Peixoto coordenador do projeto a cidade de Várzea Alegre foi contemplada pelo grande potencial de produção de leite bovino e agora na produção de caprino, que rá beneficiar 60 famílias no município e assistência técnica continuada durante 36 meses, onde o criador irá melhorar seu conhecimento, adquirir tecnologia e também cobrar de um trabalho continuado. Será disponibilizado pela MDA um Técnico responsável para atender as famílias envolvidas, a seleção acontece por meio da parceria do Sindicato, Secretaria de Agricultura e outras pessoas que conhecem o município.  Ao fazer parte do projeto, os criadores terão a oportunidade de participar de outros programas do governo, como a distribuição de sementes, distribuição da palma forrageira e outros.