Amanhã faz 164 anos da Primeira Missa em Várzea Alegre



Que a história é cheia de datas incertas, isso já sabemos, mas de fato, ao que consta em registro histórico de dados municipais, amanhã dia 24 de Dezembro, faz 164 anos que teve a primeira missa na Cidade de Várzea Alegre.

A atual igreja não existia, a diocese do crato também não, e se quer Várzea Alegre tinha padre. Tudo começou quando Dona Tereza Maria de Jesus, primeira esposa de papai Raimundo tinha em seu quarto de orações uma imagem de São Raimundo Nonato, na qual ela era devota, e sua vontade era erguer uma capela para poder celebrar missas ou até mesmo pregar a fé na comunidade Varzealegrense, porém ela morreu e isso não se concretizou enquanto viva.

Diante disso, o Major Joaquim Alves, em suas idas ao Assaré e Arneiroz, descobriu o Padre José Pontes, que então lhe convidou para vim até Várzea Alegre e rezar uma missa de natal, do ano de 1852. Naquela época ainda não tinha igreja em nossa terra, e a missa foi realizada no quarto de orações da casa de Tereza maria de Jesus. 

Esses são fragmentos da história da primeira missa realizada em Várzea Alegre. Há quem diga que teve antes ou depois, mas isso fica para um outro debate.