Além do Novembro Azul existe o Novembro Laranja, confira do que se trata


O Novembro Azul, todos já conhecem, faz menção à prevenção contra o Câncer de Próstata. Mas você sabia que existe outra campanha nacional com outro intuito de prevenção? Conhece o Novembro Laranja? Sabe do que se trata a campanha? Pois bem, a campanha existe e a nossa reportagem vai explicar para você.

Segundo informações obtidas, ela está relacionada a problemas desconhecidos da parte interna do ouvido e está inspirada no  Outubro Rosa, é conhecida como a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja).

A mobilização apresenta dicas para manter a saúde auditiva e destaca definições que você precisa ficar por dentro. Para tais dúvidas, é realizada uma Blitz do Ouvido, popularmente conhecida como “operação relâmpago”.

Conheça algumas informações e dicas para a sua saúde auditiva para a obtenção de uma saúde adequada.

A Cera

Uma substância que fica no interior do seu ouvido, às vezes é confundida como sujeira, que tendo essa visão, com certeza vai resultar no seu retiro imediato do local e isso pode acarretar problemas auditivos. A cera, como alguns especulam não é sujeira. De acordo com especialistas, ela é uma proteção contra bactérias. O ouvido usa a cera como hidratante ou lubrificante; depois, os pelos a expulsam para fora do canal.

Por isso, não remova a cera que está dentro do canal com nenhum objeto (hastes de algodão, grampos, palitos etc). O jeito certo de limpar o ouvido é esperar a cera ser expulsa (porque já foi usada) e remover apenas essa parte com toalha ou lenço umedecido, sem colocar nada dentro do ouvido. Assim você não se machuca, não perfura o tímpano e nem empurra a cera mais para dentro. Algumas pessoas produzem excesso de cera e ela se acumula no canal, causando ouvido tampado, perda auditiva ou zumbido. Só nesses casos, ela deve ser removida.

Descamação de pele:

A pele do canal do ouvido é como a do resto do corpo: ela também descama de vez em quando. Às vezes, pedaços de pele descamada ficam presos no canal do ouvido e precisam ser removidos da mesma maneira que ocorre com a cera.

Água dentro do ouvido

Ao tomar banho em piscinas, rios, às vezes em um pequeno descuido resulta na entrada de água na região auditiva e você fica com aquela sensação de água por dentro, é recomendado se a água ficar presa no canal do ouvido, pingar algumas gotas de álcool com um conta-gotas. Como ele evapora rápido, o ouvido seca logo e o desconforto melhora. Não Faça se o tímpano estiver perfurado!

Fungos (otomicose):

Eles gostam de locais úmidos e quentes, por isso a micose afeta várias partes da pele, inclusive os ouvidos. Ela é mais trabalhosa para tratar do que as infecções por vírus e bactérias. Quando ela se repete na mesma pessoa, deve-se avaliar se o sistema imunológico (nossa defesa) está alterado.

Perfuração do tímpano:

O tímpano é uma membrana fina que protege 3 pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo). Ele pode perfurar por infecção (otite), acidente com hastes de algodão ou mudança abrupta de pressão e altitude. Pode cicatrizar logo ou ficar perfurado. Nesses casos, não deve entrar água para evitar infecções e uma cirurgia pode ser necessária.

O barulho é uma das causas promovedoras de doenças relacionadas ao ouvido. Em locais barulhentos, use protetores de ouvido e faça intervalos de 10min/h. Não ache “normal” sair da balada com zumbido; Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar mais que 2 horas; Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina; Hidrate-se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas; Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar!; Troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade a sons; Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial; Evite auto-medicação: certos remédios podem agredir os ouvidos; Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, Chi-Cong etc; Incorpore mais momentos de prazer na sua vida para restaurar a função dos órgãos; Visite seu médico regularmente para exames preventivos gerais e auditivos; São pequenas atitudes e informações, que podem te proporcionar uma saúde ampla e agradável.

Esperamos que a nossa reportagem tenha ajudado a entender melhor sobre o Novembro Laranja, aplique essas dicas, guarde a real definição apresentada e se cuide, o ouvido também deve ter um bom cuidado, evite o zumbido e a hipersensibilidade auditiva.