O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente realiza uma nova eleição
O Conselho
Tutelar da Criança e do Adolescente realizará uma eleição para novos
conselheiros que acontecerá no dia 4 de outubro desse ano. São
disponibilizadas cinco vagas que serão disputadas por 14 candidatos. Cada eleitor
terá direito a votar em cinco nomes diferentes.
Procuramos novas informações a
cerca e conversamos com Fábia Oliveira presidente da Entidade em Várzea Alegre.
Ao ser questionada ela falou que a eleição é realizada pelo conselho de direitos de nossa cidade, as urnas serão distribuídas de acordo com as necessidades do município em cada distrito e na Escola Dr Pedro Sátiro. Foi ressaltado pela presidente que o voto não é obrigatório,mas que é de suma importância. As informações repassadas poderão sofrer alterações por conta da instituição está aguardando uma resposta do Tribunal.
Vale ressaltar que em outras cidades o eleitor poderá escolher apenas um como seu preferido ao cargo, Fábia Oliveira destacou que o município tem o poder de definir em quantos o eleitor poderá decidir na votação,ou seja é uma opção do Conselho de Várzea Alegre em optar por cinco o número de candidatos votados por cada eleitor.
Com relação
aos candidatos aspirantes a uma das cinco vagas ao cargo da instituição foi destacado a cima que serão 14 concorrentes. São eles:
Na última
eleição realizada, o processo de votação era estabelecido através de representações
de segmentos sociais. Esse ano não será mantido esse meio.O Tribunal deixou claro que os municípios poderão ficar a vontade a cerca do processo, havendo um diferencial nessa edição de votação, a utilização das urnas eletrônicas nos 184 municípios do Estado do Ceará, prática essa mantida somente por alguns.
A posse dos conselheiros eleitos será no dia 10 de janeiro de 2016, com mandato de quatro anos.
Ivan
Silva