Dengue: 207 casos confirmados oficialmente e 147 em investigação em Várzea Alegre. Secretaria de Saúde se mobiliza no combate




 A Secretaria de saúde do Município de várzea Alegre realizou nessa manhã de quarta-feira(22) no Auditório da Escola Dr Pedro Sátiro um seminário com o tema Várzea Alegre X Dengue “De que lado você está?”, O encontro que trouxe estratégias e ações de combate a dengue, elaborando um Plano Emergencial teve início as 07:30 com a presença de profissionais ligados a área da Saúde. A nossa reportagem esteve na ocasião e conversou com o secretário da pasta da saúde do município Fernando Fernandes, o mesmo ao ser indagado destacou o panorama da dengue em nosso estado relatando que a situação é de muita preocupação.

Segundo o secretário o mosquito da Dengue aparece de várias formas, até mais agressivas e que nós temos o dever de colaborar no sentido de se mobilizar.
É de conhecimento de toda a população, que Várzea Alegre confirma mais de 200 casos de dengue, o Secretário especificou que o município conta hoje com 207 casos confirmados e 147 em investigação. O campeão de casos confirmados está sendo o Riachinho com registros de (78),seguido pelo Centro com (52) , Patos com (21), Dona Rosinha (8),Alto do Tenente (6), Alto da Prefeitura(4),Zezinho Costa(3) e as demais localidades com apenas 1 caso.
O secretário da pasta deixa claro que é necessário uma mobilização social, no sentido de convencer e sensibilizar toda a população que nós estamos do lado da cidade e não da dengue. Na sexta-feira(24) será feito uma operação de guerra com 4 carros fumacês e 5 máquinas costais.  

Para fortalecer ainda mais essa campanha a secretaria de Meio Ambiente chefiada pela secretária Maria Iranildes, está também nessa mobilização. Ela destacou que a contribuição que a referida secretaria tem dado é na coleta significativa de materiais recicláveis, garrafas, plásticos, através da Associação de Catadores, sendo retirado mais de 4 mil toneladas de objetos que poderiam está jogados na rua. Outra contribuição estabelecida pela Secretaria tem sido feito através de palestras educativas, nas escolas e Zona Rural,sempre tratando além de assuntos relacionados a pasta, mas também relatando cuidados relacionados a dengue.



Ivan Silva