Riacho Verde é a primeira localidade contemplada com a “I Sessão Itinerante”


Quarta-feira, 16, de agosto, “seja bem-vindo” é o que estava escrito logo o aviso da frente. Autoridades, população presente, todos reunidos para a I Sessão Itinerante. Local Escola José Sérgio da Costa, Distrito de Riacho Verde.

Secretários de pastas municipais, vereadores e ex-vereadores, todos atentos na busca da primeira ação de um projeto que tem como lema “Trabalho com transparência”. Às 18h30, começou, a reunião foi idêntica a sessão ordinária que acontece nas manhãs de quartas-feiras. Alan Salviano fez a abertura, Antônio Alcântara a chamada, foi mostrada de forma resumida os trabalhos da câmara e em seguida os pronunciamentos.

Estava presente o presidente da associação da localidade, Mailson Martins, que enalteceu o projeto.
"Esse projeto é muito importante porque ali você vai ver o povo fazer a própria demanda para os vereadores. O próprio povo estará mostrando a real ação da comunidade."

Até estudantes do curso de Bombeiro Civil, em média de 12, estavam presentes. Evandro Lima, disse que foi a convite. "A gente estar aqui hoje a convite do presidente da Câmara, e a gente vai abordar um dos temas que será apresentado que é a importância do Bombeiro Civil na nossa cidade, porque como Várzea Alegre está em um porte muito elevado necessita e muito de Bombeiro Civil em nossa cidade."

A pasta do Meio Ambiente também tem que analisar essa ideia e o Secretário J. Marcílio, compareceu. "O povo precisa muito do contato dos políticos, precisa muito de interação, para que seja ouvido, que seja contactado."

O Cicero Sousa, coordenador de esportes, disse que o projeto também contribui para a área esportiva. "Isso é  importante e com relação ao esporte, defendendo aqui a pasta e vendo também do lado desportista é interessante, porque aqui toda a classe vai estar próxima dos vereadores, enfim, de repente tem alguma sugestão."

“A Câmara está se aproximando do povo, a câmara tem que estar onde o povo estar.” São essas as palavras sábias do representante da educação municipal, Paulo Danúbio. "Isso que é importante, ouvir o clamor da população, sentir literalmente o que está acontecendo."

Para Cicero Izidório, Secretário de Agricultura, o legislativo Itinerante facilita o contato com o agricultor, tendo em vista que no momento das sessões ordinárias, o mesmo está no roçado.  "No momento da reuniões da Câmara, os agricultores estão no roçado e aí em um horário alternativo bem pertinho da casa do agricultor sem dúvida nenhuma é um momento muito importante."

 A Socorro Caldas, diretora da referida escola, se sente orgulhosa pela comunidade ser a primeira beneficiada com o projeto."É um orgulho pra mim como diretora da escola receber esse evento em primeiro lugar e a gente se sente muito orgulhosa em ter a Câmara de vereadores ser levada ao povo."

A agricultora Marilene Lima, destaca que o lugar merece tal evento. Mas não esqueceu de agradecer um representante no legislativo local."O Riacho Verde precisa ser contemplado mesmo, é um lugar mais visado aqui pelo pessoal e nós também esse ano ganhamos um grande presente, o vereador Dedé."

Antônio Gregório, Secretário de Administração, vê o projeto como iniciativa importante e destaca que a população precisa aproveitar esse momento. "Essa ação é uma iniciativa interessante e importante do poder legislativo municipal e é um instrumento que o poder legislativo utiliza para poder ir até a comunidade e ouvir os anseios, as necessidades."

No evento, como parte principal do projeto, houve a “Participação popular”. Antônio Julião(Representando a comunidade do Alto dos Caetano), Maria Costa (Representando a comunidade), Antão Gezuino (Representando a comunidade da Varzante), Deusimar Bezerra presidente da associação do Sítio Caldeirão e João Frutuoso, membro da entidade, utilizaram o espaço. Inclusive, a nossa reportagem, João disse que foi uma reunião de grande valia para o distrito. "Tenho visto que foi uma reunião de grande valia para o nosso Distrito, onde que a população pôs as suas reivindicações, as cobranças. Eu detectei, causou aquela impressão de viria mais pessoas, mas, foi bastante proveitosa."


Essa foi a I Sessão Itinerante, o projeto passará por todos os distritos e a também a Sede. Calabaça e Naraniu, serão os próximos Distrito em Setembro. O prefeito José Helder e Dr. Fabrício parabenizaram a ação.