Dezembro Laranja: Dermatologista Dr Erivan fala sobre o câncer de pele.

Dermatologista e médico logista Dr Francisco Erivan 
Outubro Rosa para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Novembro Azul para advertir os homens sobre os riscos do câncer de próstata. Agora é a vez do Dezembro Laranja, movimento criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o intuito de estimular a população a se prevenir contra o câncer de pele, tipo da doença que mais atinge pessoas no País.

Conversamos com o Dermatologista e Médico logista, o Dr Francisco Erivan Alves, da cidade de Juazeiro do Norte e atende no Alto Santo Center de Várzea Alegre, para detalhar acerca dessa doença que acomete a pele.

Ivan Silva: Dr, é uma satisfação contar com Senhor em nossa programação e gostaria que falasse acerca do Dezembro laranja.

Dr Erivan: Em primeiro lugar, gostaria de saudar a todos os ouvintes da Várzea Alegre FM é um prazer responder essas questões. Bom, em relação ao mês de dezembro, que coincidentemente vem o verão e aí vem a turma, já começa a subir para as praias, as férias, que iremos ter o risco da exposição favorece ao câncer de pele. O cuidado básico que toda a população deve ter é relação à proteção solar, em primeiro lugar outro fator bastante importante é a questão do horário de exposição solar. Aqui no nosso nordeste, principalmente no estado do Ceará, existe uma concentração maior de raios ultras violetas, essa concentração aumenta de acordo com o horário de 09:00h em diante no máximo às 12:00h. Durante essa janela de exposição você vai ter uma incidência maior de concentração de raios ultra violeta, principalmente o tipo B e o tipo A,  além do infra vermelho que também tem contribuído para a origem dos cânceres, situação essa que está em estudo, mais já tem uma contribuição para a origem do câncer de pele.A gente classifica o câncer de pele como não melanoma e melanoma. Os não melanoma os mais comuns são carcinoma bases celulares esse não depende muito do sol, você tem algum componente genético que vai causar alguma alteração e o outro que seria os Carcinoma epidermoides ou os carcinoma pinecelular, esse sim tem uma proporção direta com a radiação solar, o que eu recomendo é que sempre prevenir usando não só o protetor solar como roupas, principalmente as barreiras são os filtros solares de barreiras que por sua vez tem uma maior proteção principalmente as crianças.
O que a gente recomenda é que crianças a partir de 06 meses de idade já comecem a usar um tipo de protetor solar de preferência aquele que seja  um bloqueador solar, além de roupas adequadas, camisetas que tenham uma malha bastante fechada para que os raios não penetram e não passem da barreira, chapéus, óculos.

Ivan Silva: A gente sabe que a cor da pele influencia bastante com relação à doença, a cor branca exposta ao sol ela tem mais facilidade, já a cor negra não. Por que isso acontece?

Dr Erivan: Olha assim, em parte você falou uma verdade, mas a cor negra também ela já existe proteção, quando a gente vai falar em cor de pele a gente classifica em fototipos, fototipo 1, fototipo 2, fototipo 3,4,5 e 6, esse último é o máximo, ou seja, a cor preta mesmo. A fototipo 1 é aquele branquinho que dificilmente você vai encontrar esse tipo. A não ser aquele albino, acaba tendo toda a ausência da sua melanina.  Mas seria mais ou menos um parâmetro para você, então um sueco ele vai ter uma cor bastante branca, então quando você for caracterizar o branco, você vai caracterizar não só a cor da pele mais os olhos e a cor do cabelo, são cabelos claros, principalmente aqui em Várzea Alegre a gente tem encontrado muitas pessoas com essas características esses indivíduos tem maior tendência a ter os cânceres de pele não melanoma, você falou que o negro dificilmente tem câncer de pele, têm, o câncer mais acometido no negro é o justamente o melanoma, que eu tinha falado antes a gente classifica como câncer de pele em melanoma e não melanoma, no caso os negros tem a possibilidade de ter os melanomas, principalmente a forma Crohn, aquela forma que acontece, onde a origem do câncer  se dar na extremidades, na mão, pés.

Ivan Silva: Agradecemos Dr a sua participação em nossa programação, se tiver algo a acrescentar o senhor fique a vontade.

Dr Erivan: Eu quero só é recomendar mais uma vez o uso adequado do filtro solar, ele deve ser passado, você vai comprar um filtro solar... eu quero um filtro solar fps máximo isso em parte não é verdade, acho que um fps um filtro solar a partir de 30 já é o suficiente, a gente recomenda é um número de passadas, no mínimo de 03 em 03:00h no máximo de 02 em 02:00h e desde que você esteja exposto ao sol. Outra questão aos filtros solares, que é dúvida de todo paciente é em relação... a Dr! minha pele é oleosa e não me adaptei a nenhum tipo de filtro solar!!! então o filtro solar tem que se adequar a cada tipo de pele, se você tem uma pele oleosa é  necessário que você use um filtro solar a base de gel ou auferir e uma pele mais envelhecida, mais idosa quer que use um protetor mais oleoso, um creme gel, etc.
Eu recomendo principalmente aos agricultores, que eu tenho uma demanda muito grande aqui de paciente vindo da agricultura, eu sempre digo a eles, “O sol é ele é de graça, mais no futuro ele manda cobra e quando cobra ele e vem numa cobrança muito cara que infelizmente vem os cânceres de pele”, eu recomendo que eles usem sempre chapéu de abas bem largas, camisas bem fechadas, mangas compridas e tente trabalhar em um horário que pelo menos exclua o horário de 10:00h em diante, horário de pico da incidência solar.
Quero agradecer a sua visita aqui ao consultório e estamos de portas abertas para qualquer dúvida da população até mesmo da sua pessoa.


Ivan Silva: O nosso muito obrigado. 



Imagem retirada da internet